Sua internet é lenta? Saiba um dos motivos.
OpenDNS, o DNS aberto
Para quem não sabe o que é DNS, ou Domain Name System (sistema de nomes de domínios), vai aqui uma pequena explicação a respeito, antes de entrarmos no assunto do artigo propriamente dito: DNS nada mais é do que um sistema de gerenciamento de nomes de domínios, que "traduz" os "endereços" que você digita em seu navegador preferido (como por exemplo: www.comopiniao.com) para o endereço "numérico" real dos servidores/sites na internet (e vice-versa), o qual na verdade é o endereço IP, ou "Internet Protocol", um número único de 32 bits atribuído a cada computador conectado à internet, composto de 4 octetos.
Os computadores que guardam tais sistemas e listas de domínios e IPS, e são responsáveis por responder às requisições e "traduzir" um endereço como por exemplo o www.comopiniao.com em seu verdadeiro endereço (IP), são chamados de "Servidores DNS".
Resumindo, servidores DNS nada mais são do que máquinas com uma relação de domínios e IP's, as quais permitem a realização de consultas e, após tais consultas, redirecionam as requisições dirigidas a um domínio/endereço para o respectivo IP (verdadeiro endereço), e vice-versa. Bom, após esta pequena introdução, gostaria de ressaltar que quando você assina um plano qualquer de acesso à internet, seja ADSL, cabo ou linha discada, você está na maior parte das vezes utilizando os servidores DNS próprios de tais empresas/provedores (muitas vezes os servidores dos provedores "obrigatórios", apesar da "tal" liminar provisória), os quais são muitas vezes lentos, com caches fraquíssimos e pequenos, e sempre passíveis de inúmeras quedas ou falhas.
Com o OpenDNS, você simplesmente conta com uma alternativa rápida, segura, redundante e gratuita de servidores DNS. O serviço possui um cache enorme, opera sua própria rede de servidores e software, e se torna mais rápido à medida que mais usuários utilizam a ferramenta, pois mais endereços são adicionados à lista, e assim, gradativamente, sua performance vai sendo incrementada.
Utilizando uma base de dados inteligente, o OpenDNS beneficia o usuário com sua rede de alta performance, distribuída geograficamente e acompanhada por servidores redundantes. O serviço responde à sua conexão utilizando o servidor mais próximo, tornando tudo mais rápido e confiável.
Além disso, o OpenDNS oferece serviços muito interessantes. Erros de digitação comuns, como digitar .cmo ao invés de .com, são corrigidos automaticamente, de forma transparente para o usuário. Um virtuoso filtro contra phishing (uma entre as diversas formas de tentar roubar o seu dinheiro com golpes online) impede que você entre em sites comprovadamente perigosos, exibindo um aviso no navegador.
Quer mais? Não é necessário instalar absolutamente nada em seu computador, e o serviço funciona em qualquer sistema operacional: Windows, MacOS, Linux, e assim por diante. A empresa ganha dinheiro ao exibir propagandas e anúncios APENAS nos sites que você digitar errado, cujo domínio não existir. Trocando em miúdos, ele não interfere em sua navegação!"
Hora do teste efetivo
Gostou da idéia? Mãos à obra! Basta modificar a sua configuração de DNS e adicionar os números abaixo
DNS Primário: 208.67.222.222
DNS Secundário: 208.67.220.220
Usuários Windows 2000, XP, Vista ou Win 7
- Entre no painel de controle, abra as conexões de rede e selecione o seu dispositivo de interface com a Internet
- Clique em propriedades e selecione o protocolo de Internet (TCP/IP)
- Clique em propriedades
- Basta preencher os campos de DNS primário e secundário com os números indicados acima e aceitar as configurações
Configurando a OpenDNS em cada PC individualmente (Windows Vista)