Resolvendo alguns problemas comuns no Windows XP

09-05-2012 16:30

 

Antes de tudo, recomendo um backup de restauração,

pois se algo der errado, você poderá voltar as alterações.
Para efetuar o backup, digite no iniciar, executar:
c:\windows\system32\restore\rstrui.exe

 

Atenção: As dicas abaixo são somente para usuários

experientes, e o risco é seu de utilizá-las!

 

Windows reinicia o computador quando manda desligar

É muito provável que a função ACPI  não esteja com habilitada no BIOS. ACPI é o que controla o desligamento do computador. A solução seria acessar o BIOS e ativar o ACPI 

 

Windows não desligando corretamente

Problema também ligado ao ACPI. Primeiro verifique em Propriedades de Vídeo >> Proteção de tela >> energia do monitor e clique na opção Ativar suporte a gerenciamento avançado de energia (APM).

Também siga a Dica anterior e Ative o ACPI na BIOS

 

Executando programas do Clipper 5.x no Windows XP

A execução de programas em Clipper no XP é possível após algumas providencias.

Abra o arquivo System.ini e na seção [386ENH] inclua a seguinte linha:

PerVMFiles=150

Onde 150 é o número de arquivos abertos, altere se necessário.

Abra o arquivo CONFIG.NT que esta em c:\Windows\System32 e inclua a seguintes linhas:

files=200

buffers=30

No arquivo autoexec.nt (em c:\Windows\system32) inclua a linha:

Abra o arquivo AUTOEXEC.NT e inclua a seguinte linha:

set clipper=F200

Salve os arquivos e reinicie o micro.

Desktop offline

O Desktop offline pode ser desabilitado. Esse recurso também compromete o desempenho. Caminho: Painel de Controle >> Vídeo >> Área de Trabalho >> Personalizar Área de Trabalho >> Web >> Propriedades >>Documentos da Web, Desabilite a caixa “Tornar esta página disponível offline”.


Limpeza da área de trabalho

Eis outra opção que também consome recursos, para desabilitá-la o Caminho é: Painel de Controle >> Vídeo >> Área de Trabalho >> Personalizar Área de Trabalho >> Geral >> Desabilitar “Executar o assistente para limpeza a cada 60 dias”

 

Acelerar o Menu Iniciar 

Como no Windows 98, você pode fazer com que os itens do menu Iniciar apareçam mais rápido. Para tanto faça: Iniciar>>Executar>>digite regedit

Procure a chave HKEY_CURRENT_USER\Control Panel\Desktop

Ache o item MenuShowDelay na lista da direita, com dois cliques nele abrirá uma caixa, digite o valor 2, para  desktop e notbook 10 o default do Windows é 400.

 

Habilite a desfragmentação do Boot

Esta desfragmentação nos arquivos de reinicialização do Windows vai tornar o boot um pouco mais rápido. Para ver se ela esta ativada siga esses passos:

Iniciar>>Executar>> digite regedit

Procure a chave

HKEY_LOCAL_MACHINE\ SOFTWARE\MICROSOFT\Dfrg

clique em BootOptimizeFunction

Veja se na chave Enable tem um Y e na chave OptimizeComplete tem um YES, se tiver seu boot já está mais rápido, se por acaso a chave não estiver como acima, de dois cliques na chave Enable e digite um Y ao invés de um N.

 

Alterando a letra da Unidade

Você pode trocar as letras de suas unidades C, D, E e outras que possuir

Siga para:Iniciar >>Painel de Controle>>Ferramentas administrativas >>Gerenciamento do Computador, ache na coluna da esquerda Gerenciamento de Disco, na coluna da direita, clique com o botão direito do mouse sobre onde você quer alterar e escolha a opção Alterar letra da unidade e caminho.

 

Configurando o  teclado

Procure o seguinte caminho: Iniciar>>Painel de Controle>> Opções Regionais e de idioma>> Idiomas>> Detalhes>> Adicionar.

Se você  usa o teclado ABNT2 (com o “ç” ao lado da tecla L), escolha Português (Brazil) e Português (Brasil - ABNT2). Clique Ok. Caso o teclado não tenha o “ç”, escolha Português (Brazil) e Português (Padrão). Há alguns teclados que devem ser configurados como Português (Portugal) ou Americano Padrão, escolha Inglês (Estados Unidos) e Inglês (Estados Unidos - Internacional).

 

Backup de mensagens do Outlook Express

As mensagens do OE geralmente são armazenadas na pasta C:\Documents and Settings\”nome-do-user”\Application Data\Microsoft\Outlook Express. Esta é sem dúvida uma pasta de difícil acesso, mas você pode alterar este local, siga:

Abra o Outlook Express, clique em Ferramentas >>Opções >>Manutenção. Em seguida escolha a opção Pasta de armazenamento. Na janela que se abrir você verá o local atual onde as mensagens estão armazenadas. Clique em Alterar e escolha um novo local. Todas as suas mensagens, tanto as novas que chegarem como as que já existem, serão transferidas para o novo local de armazenamento escolhido.

 Obs: Caso precise restaurar o backup, copie de volta todos os arquivos *.dbx para o mesmo local de armazenamento que estiver configurado no Outlook.  

 

Descubra o seu IP

Para saber qual é seu IP basta digitar no Prompt de comando (Iniciar >>Acessórios >>Prompt de comando): IPCONFIG /ALL

 

Portas abertas

Para ver se sua conexão esta deixando portas abertas basta digitar no prompt de comando: NETSTAT -A

 

Abra o Windows Explorer em C:\ 

Clique com o botão direito do mouse no atalho do Windows Explorer e clique em Propriedades. Depois na Aba Atalho, altere o destino para: 

Para fazer com que o Explorer abra no drive C:\ basta seguir os passos:

C:\WINDOWS\EXPLORER.EXE  /n,/e,c:\

 

Teclado Virtual

Não substitui o teclado mas pode ajudar quando este estiver com problemas.

Para ativá-lo, clique em Iniciar>>Executar>> digite OSK.

 

Pesquisa com mais de uma extensão.

Você pode fazer pesquisa com mais de uma extensão, basta que separe-as por um ponto e virgula. Em Pesquisar digite assim:  *.BMP;*.JPG

 

Pontos de restauração do sistema.

Cada ponto de restauração do sistema criado ocupa um grande espaço no HD e esses pontos são criados automaticamente pelo sistema. Caso você tenha problemas de espaço no HD você pode eliminar todos os pontos, menos o mais recente.

Siga esses passos:

Iniciar >>Todos os Programas >>Acessórios >>Ferramentasdo Sistema >>Limpeza de Disco. Na caixa que se abrir, escolha “Mais Opções”, em baixo prefira a opção “Restauração do Sistema” e após “Limpar”. Seguindo essa instrução todos os pontos de restauração serão eliminados, restando somente o mais recente.

 

Os balões Hint

Esses balões de fundo amarelo mais atrapalham do que ajuda. Para elimina-los faça:

Abra o editor do registro. Encontre a chave:

HKEY_CURRENT_USER\Software\Microsoft\Windows\Current Version\Explorer\Advanced.

Clique no menu Editar >> Novo >>Valor DWORD. Renomeie como "EnableBallonTips" e coloque o valor 0 (zero).

 

Desabilite a função hibernar

Desabilitando esta opção você libera uns 500MB de espaço no seu HD e alem do mais se você for se ausentar por muito tempo, desligue o micro.

Clique com o botão direito no seu Desktop e escolha Propriedades clique na aba Proteção de Tela, depois em Energia e após em Hibernar, desmarque a opção.

 

Problemas em deletar um arquivo.

Pode acontecer de querer (ou precisar) apagar um arquivo e o sistema impedir o acesso. Geralmente ao reiniciar o micro este problema é resolvido, mas se continuar você pode fazer o seguinte:

Inicie o Prompt de comando e o Gerenciador de tarefas (digite CRTL+AL+DEL) e em Processos finalize o Explorer.exe. Pelo Prompt vá ate´a pasta onde esta o arquivo a ser apagado (digite CD\”nome-da_pasta” e ENTER) e delete o arquivo (DEL “nome_do_arquivo”). Após volte ao Gerenciador de tarefas e em Aplicativos, clique em Nova tarefa e digite Explorer.

Cuidado que não será possível recupera o arquivo apagado.

 

Adicionar/Remover programas

Muitas vezes acontece de remover um determinado programa e ele continuar a aparecer na lista de programas instalados. A solução é acessar o registro e eliminá-lo ali. Faça:

Abra o editor de registro e localize a chave:

HKEY_LOCAL_MACHINE\Software\Microsoft\Windows\Current Version\Uninstall

Todos os programas instalados estão aí. Basta apagar o desejado.