Como configurar o Outlook

19-09-2011 13:37

 

No Microsoft Outlook, o serviço de informação de email na Internet armazena informações que permitem se

conectar ao servidor de email na Internet e iniciar esse processo. O Outlook fornece esse serviço durante uma situação de instalação típica.

O provedor de serviços fornece a maioria das informações que fazem parte das páginas de configuração do serviço de informações de email da Internet.

Este artigo descreve como configurar o serviço de informações de email da Internet.

Como configurar o Serviço de informações de email da Internet

É necessário configurar corretamente o serviço de informações de email da Internet de acordo com seu ISP (Internet Service Provider- seu provedor de e-mail)

para enviar e receber mensagens com o Microsoft Outlook. Use um do seguintes métodos para configurar o serviço de informações do email da Internet:

 

Método 1: Microsoft Office Outlook 2007

1.Inicie o Outlook.

2.No menu Ferramentas, clique em Configurações da conta.

3.Clique em Novo.

4.Na caixa de diálogo Adicionar nova conta de email, clique em Microsoft Exchange, POP3, IMAP ou HTTP e em Avançar.

5.Insira as informações exigidas seguindo as seguintes instruções:

•Informações do usuário

■Seu nome: Deve ser o nome completo.

■Endereço de email: Seu ISP fornece esta informação. O endereço de correio eletrônico normalmente tem a forma de uma combinação do primeiro e do último nome e o nome do ISP, (Internet Service Provider) separado pelo símbolo arroba (@) e pontos. Por exemplo, Sombat Leeissarapong usa um ISP com o nome EXEMPLO.COM.  O ISP pode atribuir um endereço de email igual a alguém@example.com.

■Senha: Digite a senha fornecida pelo ISP.

Clique na caixa de seleção Definir manualmente as configurações do servidor ou tipos de servidor adicionais, Avançar.

•Clique em Email da Internet e em Avançar.

•Configurações de email da Internet

■Seu nome: Deve ser o nome completo.

■Endereço de email: O endereço de email completo. Isso inclui o nome da conta à esquerda do símbolo de arroba (@), o símbolo de arroba (@) e o nome do ISP que inclui .net, .com, ou .edu.

■Tipo de conta: O tipo da sua conta de email.

■Servidor de entrada de emails: O nome do servidor que recebe as suas mensagens antes que elas sejam baixadas para o computador.

■Servidor de saída de emails (SMTP): Esse é o nome do servidor de emails de saída. Digite os nomes dos servidores em letras minúsculas tanto para o servidor de mensagens de entrada como para o servidor de mensagens de saída. Os nomes podem ser na forma mail.exemplo.com, ou na forma de um endereço IP, como 172.12.0.0.

■Provedor de serviços HTTP: Se selecionar HTTP como tipo de conta, será necessário especificar o provedor de serviços da conta.

■URL do servidor: Se selecionar HTTP como tipo de conta e tiver selecionado Outro como seu provedor de serviços HTTP, será necessário especificar a URL da caixa de correio.

■Nome de usuário: Geralmente, é a parte do endereço de email à esquerda do sinal arroba (@).

■Senha: Digite a senha fornecida pelo ISP.

■É possível clicar na caixa de seleção Lembrar senha para que o Outlook lembre a senha de sua conta de email.

■Se exigido pelo ISP, clique na caixa de seleção Exigir logon usando Autenticação de senha segura (SPA) para efetuar logon usando Autenticação de senha segura.

•Clique em Testar configurações da conta. Este é um novo recurso no Outlook. Este recurso chama uma caixa de diálogo que exibe, detalhadamente, cada fase do teste da configuração que foi definida anteriormente pelo usuário. Ao clicar em Testar configurações da conta:

■A conectividade do sistema para a Internet é confirmada.

■Você é conectado ao servidor SMTP.

■Você é conectado ao servidor POP3.

■Isto determina se o servidor POP3 precisa estar conectado primeiro. Se for necessário, o Outlook ajusta automaticamente Fazer logon no servidor de email de entrada antes das mensagens serem enviadas.

■Uma mensagem de teste é enviada. Essa mensagem explica qualquer mudança que o Outlook tenha feito na instalação inicial.

•Clique em Mais configurações para abrir a caixa de diálogo Configurações de email da Internet, na qual é possível modificar posteriormente sua conta de email da Internet.

6.Clique em Avançar e em Concluir.

 

Método 2: Microsoft Office Outlook 2003 e versões anteriores do Outlook

 

1.Inicie o Outlook.

2.No menu Ferramentas, selecione Contas de email.

3.Na caixa de diálogo Contas de email, selecione Adicionar uma nova conta de email e em Avançar.

4.Na caixa de diálogo Tipo de servidor, clique em POP3 e em Avançar

5.Na caixa de diálogo Contas de Email insira as informações solicitadas usando as seguintes indicações:

•Informações do Usuário

■Nome: Deve ser o nome completo.

■Endereço de Email: O ISP fornece essas informações. O endereço de correio eletrônico normalmente tem a forma de uma combinação do primeiro e do último nome e o nome do ISP, separado pelo símbolo arroba (@) e pontos. Por exemplo, John Doe usa um ISP com o nome de MYISP.NET. O ISP pode designar um endereço de email como JohnD@myispnet.net.

•Informações de Logon

■Nome de Usuário: Geralmente, é a parte do endereço de email à esquerda do sinal arroba (@).

■Senha: Digite a senha fornecida pelo ISP.

■é possível selecionar a caixa de verificação para que o Outlook lembre a senha da conta de email.

•Informações do Servidor

■Servidor de entrada de emails (POP3): Esse é o nome do servidor POP3 que retém as mensagens antes de fazer o download das mesmas para o computador.

■Servidor de saída de emails (SMTP): Esse é o nome do servidor de emails de saída. Digite os nomes dos servidores em letras minúsculas tanto para o servidor de mensagens de entrada como para o servidor de mensagens de saída. Os nomes podem estar no formato mail.meuisp.net ou no formato de um endereço de IP como 168.192.10.1.

 

•Clique em Testar configurações da conta. Este é um novo recurso no Outlook. Este recurso chama uma caixa de diálogo que exibe, detalhadamente, cada fase do teste da configuração que foi definida anteriormente pelo usuário. Ao clicar em Testar configurações da conta:

■A conectividade do sistema para a Internet é confirmada.

■Você é conectado ao servidor SMTP.

■Você é conectado ao servidor POP3.

■Isto determina se o servidor POP3 precisa estar conectado primeiro. Se for necessário, o Outlook ajusta automaticamente Fazer logon no servidor de email de entrada antes das mensagens serem enviadas.

■Uma mensagem de teste é enviada. Essa mensagem explica qualquer mudança que o Outlook tenha feito na instalação inicial.

•Clique em Mais configurações. Isto leva para a caixa de diálogo Configurações de email da Internet, onde poderá modificar a conta de email da Internet.

A caixa de diálogo Configurações de email da Internet

As informações que você digitou na seção "Como configurar o Serviço de Informações de email da Internet" são adicionadas à várias guias na caixa de diálogo Configurações de email da Internet. Neste local é possível fazer alterações e modificações na conta de email da Internet.

Guia Geral

A guia Geral é onde é possível renomear a conta de email.

•Conta de email: Digite um nome para essa conta.

•Organização: Insira o nome da empresa; não é uma entrada obrigatória.

•Email de resposta: É opcional e usada somente se desejar obter respostas para as mensagens enviadas para outro endereço de email.

Guia servidor de saída

A guia Servidor de Saída é nova no Outlook. O botão Testar Configurações da Conta configura todos os campos necessários nesta guia.

Observação Este botão não está disponível nesta guia no Outlook 2007. Este recurso está disponível na caixa de diálogo Configurações da conta. Para localizar esse recurso, clique na conta e em Alterar.

•A caixa de verificação Meu servidor de saída (SMTP) requer autenticação: Selecione esta caixa de verificação para ativar a configuração e para selecionar o tipo de autenticação de logon que o servidor solicitará.

•A caixa de verificação Fazer logon usando autenticação de senha de segurança (SPA): Clique para selecionar esta caixa de verificação somente se for instruído pelo ISP. Poucos provedores usam esta configuração.

•A caixa de verificação Fazer logon no servidor de entrada de email antes de enviar email. Muitos ISPs solicitam que você receba as mensagens primeiro. Isso implica que você é um usuário autenticado e não está usando o ISP para enviar mensagens comerciais indesejáveis (SPAM) para destinatários que não são suspeitos.

Guia Conexão

1.Seção Conexão

 A guia Conexão contém informações sobre como conectar-se ao servidor de email. Existem três maneiras de conectar-se ao servidor de email do ISP. Selecione um dos tipos de conexão adequados que estão listados nesta seção.

•Conectar usando minha rede local (LAN): Esta conexão permite que faça logon em um servidor de email através da conexão de rede existente. A configuração de rede deve oferecer suporte ao acesso à Internet. Consulte o administrador de rede para obter mais detalhes.

•Conectar usando a linha telefônica: O Serviço de Correio na Internet procura uma conexão de Rede dial-up para estabelecer um logon no provedor. Uma vez que estiver conectado ao provedor, ele tentará conectar-se ao servidor de email do provedor. Se esta seção não estiver disponível (em cinza), pode significar que o recurso do Microsoft Windows Dialup Networking não está instalado no computador. Por favor consulte a seção "Se a Rede dial-up não estiver instalada" neste artigo para obter mais informações.

•Conectar usando a discagem do Internet Explorer ou de terceiros: Se selecionar esta opção, o Outlook usará um método de conexão padrão que já foi configurado.

2.Seção Modem

•Depois de clicar em Conectar usando a linha telefônica, é necessário definir uma conexão da rede Dial-up para ser usada. É possível selecionar uma conexão existente na lista ou clicar em Adicionar para criar uma nova conexão.

•Para editar as propriedades de conexão, use a caixa da lista suspensa para selecionar a conexão desejada e clique em Propriedades. Isto leva à página de Página de Propriedades da conexão existente.

Guia Avançado

A guia Avançado permite que selecione as portas dos servidores PO3 e SMTP, defina se o servidor requer conexão segura e também as configurações de tempo-limite e de entrega. As configurações de entrega permitem que a mensagem seja lida, mas que ela permaneça no servidor por um tempo determinado. Essa função é especialmente útil se usar a mesma conta de email em mais de um computador.